Growin Gamification Program
Ready, Set, Grow!

Foi em outubro de 2019 que a Growin lançou o seu Gamification Program, que é uma espécie de jogo com um sistema de pontuação. Os pontos são os BitGrows e funcionam como moeda de troca para vários prémios e benefícios.

Esta é uma iniciativa pioneira no grupo JOYN, que nasceu na equipa de RH da Growin, pelo que entrevistámos a HR Business Partner Joana Mendes, para descobrirmos como é que o Gamification começou e compreendermos um pouco melhor quais são as “regras do jogo”.

Q1: Olá, Joana! Antes de nos explicares melhor o que se pode ganhar com os BitGrows, diz-nos… como é que nasceu o Growin Gamification Program?

Olá, equipa JOYN! Bom, o Growin Gamification Program foi pensado e construído por mim e pela Susana Carvalho, nossa Talent Manager, em 2019. Foi uma ideia muito trabalhada em equipa! O grande propósito desta iniciativa é aumentar o employee engagement – além de promovermos uma melhor relação com os colaboradores, dando-lhes acesso a vários benefícios, estamos também a otimizar alguns processos operacionais da empresa, como o processamento salarial.

Q2: O que é que os Growinners podem fazer para ganhar BitGrows?

Há inúmeras ações que os colaboradores da Growin podem pôr em prática para ganharem BitGrows, como por exemplo: participar em eventos organizados pela empresa (como o Family Day ou o jantar de Natal), recomendar um amigo ou colega para trabalhar na Growin, angariar novas oportunidades de negócio para qualquer empresa do grupo JOYN, ou submeter as horas e as ausências atempada e corretamente na app Growin.

Q3: O que podem ganhar os Growinners com o Gamification?

Nesta fase inicial, há três grandes prémios, que equivalem a um determinado número de BitGrows: cartão de oferta FNAC, estadia de uma noite para 2 pessoas em Portugal, e dia extra de férias. Quando um Growinner quiser reclamar um dos prémios disponíveis, basta fazê-lo com a equipa de RH. Depois de ser usufruir do prémio, o saldo de BitGrows é atualizado.

Q4: O número de BitGrows atribuídos é o mesmo para todas as ações?

Não, esse valor varia. Por exemplo, fazer uma partilha de um post da Growin nas redes sociais vale 50 BitGrows, enquanto que a recomendação de um candidato para uma oportunidade da Growin pode valer 250 BitGrows.

Q5: Também se podem perder BitGrows?

Sim. Como em qualquer jogo, no Gamification também se podem perder pontos. Os Growinners podem ser penalizados em 100 BitGrows se, por exemplo, não submeterem as horas na app da Growin atempadamente.

Q6: E como é que esta iniciativa tem sido recebida pelos Growinners?

Muito bem! Os colaboradores têm demonstrado interesse em participar de forma ativa neste programa e têm respeitado as “regras do jogo”, de forma a acumularem o máximo de BitGrows que conseguem. A adesão a iniciativas internas, como as talks GrowinX, tem aumentado, e a nível operacional isso também se tem refletido, por exemplo, numa maior eficácia do preenchimento das horas na app da Growin. Isto deixa-nos satisfeitas, porque percebemos que o Gamification está a ter um impacto positivo na relação dos colaboradores com a empresa.

Q7: Na vossa opinião, o que é que o Growin Gamification Program tem de melhor?

Hmm… o facto de não existir Game Over! (risos) Diria que é a afirmação de que a Growin é uma empresa de pessoas para pessoas, que coloca o sucesso e o bem-estar dos colaboradores no centro do negócio. E muito nos orgulha o facto de podermos contribuir para a implementação deste programa noutras empresas do grupo JOYN (como a Fyld). Porque, como dizemos aqui na Growin, Together We Grow Better!